quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Realidade Virtual

A realidade virtual consiste em ambientes simulados através do computador, permitindo aos utilizadores interagir, visualizar e manipular objectos destes. Estes ambientes podem ser recriações a partir do ambiente real ou criações originais que existem apenas no ciberespaço. Os utilizadores, ao experimentarem uma situação de realidade virtual, podem senti-la como se fosse real, abstraindo-se da realidade. A implementação de um sistema de realidade virtual requer a existência de um sistema de multimédia interactivo bastante desenvolvido, com formação de gráficos 3D interactivos em tempo real, implicando a utilização de computadores com grande capacidade. Estes ambientes virtuais são, actualmente, utilizados na maioria das áreas do conhecimento e das actividades humanas, como medicina, arquitectura, engenharia, educação, entretenimento e treino de actividades desportivas e profissionais.

Conceitos:
• Interface homem - computador que simula um ambiente real e permite aos participantes interagirem com o mesmo.
• É a forma mais avançada de interface do usuário com o computador.
• Interface que simula um ambiente real e permite aos participantes interagir com o mesmo, permitindo as pessoas visualizar e manipular representações extremamente complexas.
• É o uso de computadores e interfaces com o usuário para criar o efeito de mundos tridimensionais que incluem objetos interativos com uma forte sensação de presença tridimensional.
• É uma técnica avançada de interface que permite ao usuário realizar imersão, navegação e interação em um ambiente sintético 3D gerado por computador, utilizando canais multissensoriais.
• É a técnica que maior imersão permite ao utilizador.

Sistemas:
• RV de Simulação: Utiliza-se, por exemplo, de dispositivos que façam com que o usuário se sinta no mundo virtual, quando na verdade não está.
• RV de Projeção: O utilizador está fora do mundo virtual, mas pode se comunicar com personagens ou objetos virtuais.
• RV Aumentada: Utiliza um capacete específico que combina imagens entre o mundo real com o mundo virtual.
• RV de Mesa: Utiliza de monitores e óculos em conjunto com um projetor onde o utilizador vê o mundo virtual.

Dispositivos: As tecnologias computacionais mais utilizadas atualmente são imagens tridimensionais, áudio, vídeo, rede, sistemas multiusuário e cooperativos, e equipamentos tais como luva digital, óculos estereoscópicos, capacete de imersão, teclado, mouse, monitor e dispositivo de retorno háptico ¬ como os controladores de jogo ou equipamentos com retorno de força, que auxiliam na imersão do usuário nos sistemas.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj8gYD-FbE8PzU_76fvC03vFmDPbc23hNkE2JpJ7huDRyOiCl3CSFF5rjje_lZZHkZ_blRMwCM-MFddX3IGJRfDz2teeH4MLnNOnmUE6d-yLqLhzsuwGC8gYh4A-6Pyj0_SPnPqjOTrBsQ/s1600/simulador_virtual_militar_74.jpg

Sem comentários:

Enviar um comentário