Linearidade e não-linearidade
A
linearidade é a passagem de conteúdos de multimédia através de ações
pré-programadas. Por outro lado, a não-linearidade é a passagem de conteúdos de
multimédia em que o utilizador interage com o desenrolar da ação.
Um
telespectador de um programa de televisão emitido por um canal tradicional
apenas pode alterar o volume, o contraste, a cor e o brilho. Por exemplo, não
pode alterar a ordem de programação ou a perspectiva dada por uma determinada
câmara de filmar.
Por
outro lado, o utilizador de um CD, ao selecionar as informações pretende
consultar de acordo com os seus objectivos, está a interagir com o desenrolar
da ação. Neste caso, esta classifica-se como não-linear.
Tipos de Produtos de Multimédia
1. Baseados em Páginas
Os
tipos de produtos de multimédia baseados em páginas são desenvolvidos segundo
uma estrutura organizacional do tipo espacial. Esta é uma organização
semelhante à última nos media tradicionais em suporte de papel como revistas,
livros e jornais.
Em alguns produtos de multimédia, os
utilizadores podem consultar as suas páginas utilizando a hiperligações
existentes entre elas. Neste tipo de produtos, as componentes interactiva e
temporal podem estar presentes através da utilização de botões, ícones e scripts.
Os scripts vão permitir a criação de pequenos programas para a execução de
ações em determinadas situações como, por exemplo, a visualização de um vídeo
ao fim de um determinado intervalo de tempo ou após um botão ter sido
pressionado.
2. Baseados no Tempo
Os
tipos de produtos baseados no tempo são desenvolvidos segundo uma estrutura
organizacional assentes no tempo. Esta é uma organização com uma lógica
semelhante à utilizada na criação de um filme ou animação.
Durante
o desenvolvimento deste tipo de produtos de multimédia os conteúdos podem ser
sincronizados, permitindo, desta forma, definir o momento em que dois ou mais
deles são visíveis.
A
interactividade neste tipo de produtos é adicionada através da utilização de
scripts.
A
componente da organização espacial é também, neste caso, utilizada durante a
fase de desenvolvimento deste tipo de produtos.
Em ambos os tipos de
produtos de multimédia (baseados em páginas ou no tempo) as componentes espaço
e tempo coexistem, distinguindo-se na estrutura organizacional utilizada como
ponto de partida para a disposição de conteúdos
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