quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Linearidade e não linearidade


Linearidade e não-linearidade

A linearidade é a passagem de conteúdos de multimédia através de ações pré-programadas. Por outro lado, a não-linearidade é a passagem de conteúdos de multimédia em que o utilizador interage com o desenrolar da ação.
Um telespectador de um programa de televisão emitido por um canal tradicional apenas pode alterar o volume, o contraste, a cor e o brilho. Por exemplo, não pode alterar a ordem de programação ou a perspectiva dada por uma determinada câmara de filmar.
Por outro lado, o utilizador de um CD, ao selecionar as informações pretende consultar de acordo com os seus objectivos, está a interagir com o desenrolar da ação. Neste caso, esta classifica-se como não-linear.



Tipos de Produtos de Multimédia

1.    Baseados em Páginas
Os tipos de produtos de multimédia baseados em páginas são desenvolvidos segundo uma estrutura organizacional do tipo espacial. Esta é uma organização semelhante à última nos media tradicionais em suporte de papel como revistas, livros e jornais.
Em alguns produtos de multimédia, os utilizadores podem consultar as suas páginas utilizando a hiperligações existentes entre elas. Neste tipo de produtos, as componentes interactiva e temporal podem estar presentes através da utilização de botões, ícones e scripts. Os scripts vão permitir a criação de pequenos programas para a execução de ações em determinadas situações como, por exemplo, a visualização de um vídeo ao fim de um determinado intervalo de tempo ou após um botão ter sido pressionado.



2.    Baseados no Tempo
Os tipos de produtos baseados no tempo são desenvolvidos segundo uma estrutura organizacional assentes no tempo. Esta é uma organização com uma lógica semelhante à utilizada na criação de um filme ou animação.
Durante o desenvolvimento deste tipo de produtos de multimédia os conteúdos podem ser sincronizados, permitindo, desta forma, definir o momento em que dois ou mais deles são visíveis.
A interactividade neste tipo de produtos é adicionada através da utilização de scripts.
A componente da organização espacial é também, neste caso, utilizada durante a fase de desenvolvimento deste tipo de produtos.
Em ambos os tipos de produtos de multimédia (baseados em páginas ou no tempo) as componentes espaço e tempo coexistem, distinguindo-se na estrutura organizacional utilizada como ponto de partida para a disposição de conteúdos




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